Home / Notícias / 10º Mutirão da Saúde em São Caetano neste sábado

 

Mutirão da Saúde em São Caetano neste sábado
A Saúde de São Caetano do Sul segue como referência nacional com o acesso a especialistas sem marcar consultas. Essa é a proposta do 10º Mutirão da Saúde do Programa Fila Zero, que será promovido pela Prefeitura neste sábado (19/3), das 8h às 12h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio).

Atuarão 50 médicos em 22 especialidades, com atendimentos espontâneos e agendados, entre outros serviços. Somados os mutirões mensais realizados, são mais de 20 mil pacientes beneficiados.

Os atendimentos espontâneos serão nas especialidades de Clínica Médica, Fisioterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hebiatria, Odontologia (Unidade Móvel), Oftalmologia (Unidade Móvel), Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pequenas Cirurgias/Procedimentos, Psiquiatria e Urologia.

Já os agendados pela Central de Agendamento e Regulação abrangerão Avaliação Pré-Anestésica (Anestesistas), Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatório, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria e Reumatologia. Formado por estudantes de Medicina da USCS, o +QAlegria voltará a animar a espera, com brincadeiras e músicas. Criado em 2015, o grupo universitário inspirado nos Doutores da Alegria frequenta diversos hospitais, unidades de saúde e asilos.

Nesta décima edição, durante as quatro horas de evento, os munícipes poderão dar uma relaxada. A Quick Massage levará a técnica do Shiatsu para aliviar pontos de tensão no corpo. Tudo de forma gratuita à população. Em comemoração ao Mês da Mulher, o Comitê de Humanização da Secretaria de Saúde distribuirá laços lilases, mudas de plantas da Escola de Ecologia e orientações das Promotoras Legais Populares sobre a Lei Maria da Penha.

A ação global contará com o apoio de especialistas, auxiliares e técnicos de enfermagem. Serão oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia, ultrassons agendados e ambulâncias para o deslocamento de pacientes. A Ouvidoria da Saúde atenderá reclamações, críticas e sugestões dos moradores. O esquema de transporte estará disponível, inclusive para pessoas com deficiência, com os veículos partindo das unidades de Saúde da cidade até as 12h. Mais informações pelo telefone 0800-7719199 (horário comercial).

Vertente do Fila Zero, as Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento também estarão presentes com consultas e exames. Senhas serão entregues gradativamente. Por fim, o Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi) oferecerá materiais educativos.


Fonte: PMSCS