Atende Fácil São Caetano reabre nesta quarta-feira apenas com agendamento prévio


O Atende Fácil de São Caetano do Sul, órgão criado em 2008 que dispõe à população (pessoas físicas e empresas) acesso rápido a serviços municipais, estaduais e federais, retoma seu atendimento presencial nesta quarta-feira (2/9), após período de 5 meses e 12 dias fechado por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para isso, é preciso, obrigatoriamente, realizar o agendamento on-line no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br, na área de Serviços/Atende Fácil Web.

A prioridade será para serviços que não possam ser concluídos sem a presença do cidadão. O Atende Fácil reabrirá com 30% de capacidade, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, somente na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro – o Posto do Atende Fácil Express, no Bairro Prosperidade, não será reaberto nesta fase.

O atendimento remoto continua sendo realizado pelo e-mail atendefacil@saocaetanodosul.sp.gov.br.

A diretora da unidade rápida, Renata Evelyn de Oliveira, explicou como será a reabertura de um órgão tão importante como o Atende Fácil. “Não dá para termos certeza se a demanda será maior ou menor, pois todas as solicitações serão com agendamento prévio. Entretanto, se for como foi durante o fechamento presencial, em que recebíamos cerca de 3.500 solicitações diárias, o atendimento continuará sendo grande”, comentou Renata, que acredita que o ‘novo normal’ dos atendimentos virtuais veio para ficar.

“Antes da pandemia, tínhamos um atendimento 100% presencial, o que passou a ser tudo através do modo on-line, com os mesmos resultados, apenas com uma comodidade maior para o munícipe. Por isso, mesmo quando tudo voltar ao que era antes, o que só acontecerá com a criação de vacinas contra o novo coronavírus, acredito que 50% dos atendimentos continuarão sendo via internet. É importante ressaltar que todos os agendamentos feitos anteriormente à pandemia deverão ser reagendados novamente”, finalizou Renata.

SERVIÇOS
O Atende Fácil reabrirá apenas com agendamento prévio para os seguintes serviços:

– Serviços municipais (das secretarias da Fazenda, Mobilidade Urbana, Vigilância Sanitária, Obras e Habitação, Saesa, entre outros;

– Cidcard;

– Vacinação da Febre Amarela e certificado internacional de vacinação;

– Cartão do SUS;

– Cartão São Caetano;

– Procon;

– RG e antecedentes criminais;

– Junta de Alistamento Militar.

O Detran não será reaberto nesta etapa, por determinação do governo do Estado de São Paulo – a previsão é dia 14 de outubro.

Outro detalhe muito importante nesta reabertura presencial do Atende Fácil é que somente será permitida a entrada no Atende Fácil dos interessados, previamente agendados, ou de seus acompanhantes, no caso de idosos ou pessoas com mobilidade reduzida ou outra situação que assim o exija, obedecidos os protocolos sanitários abaixo, sem prejuízo de outros que vierem a ser introduzidos ou suprimidos.

Além disso, continua sendo obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz.

O Atende Fácil foi todo readequado para receber a população neste período de pandemia. Estarão disponibilizados dispensers contendo álcool em gel para higienização das mãos na entrada e nas dependências do Atende Fácil, que terá em suas portas de entrada agentes que medirão a temperatura de todos os usuários.

A pessoa que estiver com temperatura corporal acima de 37,5° não terá sua entrada autorizada, sendo recomendado à mesma que procure uma Unidade de Saúde.

ATENDE FÁCIL 12 ANOS
Em 12 anos, o Atende Fácil ultrapassa os 8,5 milhões de atendimentos em mais de 490 serviços municipais, estaduais e federais.

O Atende Fácil concentra serviços das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (Sedeti), Fazenda (Sefaz), Assuntos Jurídicos (Sejur), Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Mobilidade Urbana (Semob), Obras e Habitação (Seohab), Planejamento e Gestão (Seplag), Relações do Trabalho (Sert), Saúde (Sesaud), Serviços Urbanos (Sesurb), além da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa).

O horário de funcionamento do Atende Fácil é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e todos os atendimentos devem ser feitos através de agendamento online.

*Mais informações nos telefones 4227-7600 ou 4227-7601


– Fonte, foto e texto: PMSCS


*COMPARTILHE: