Home / Notícias / Auricchio lidera pesquisa do DGABC para as Eleições em 2016

 

pesquisa diário do grande abc eleições 2016
(DGABC) O ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) abriu margem de 21 pontos percentuais na frente do atual chefe do Executivo, Paulo Pinheiro (PMDB), de acordo com levantamento do DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, a pouco mais de um ano do processo eleitoral de 2016.

*Acesse: www.dgabc.com.br

Na liderança em ambos os cenários da cidade, o petebista subiu de 38,8% para 40,8%, em um dos panoramas da sondagem, contra 19,8% do peemedebista, que tinha 22,3% no estudo de fevereiro, quando foi publicada a primeira rodada da análise.

Dentro desse contexto, no cenário um, o ex-dirigente do Sesi Jair Meneguelli (PT) aparece no terceiro lugar, com 3,3%, caindo dos 6,8% de cinco meses atrás. Apesar da inclusão de nome do petismo, a sigla cogita pela primeira vez não lançar candidato próprio no município, único da região que nunca chegou ao poder. No quadro, 30,3% indicaram que vão votar branco, nulo ou em ninguém. E 5,8% dos moradores disseram que ainda não sabem em quem votar em outubro.

No outro panorama projetado na pesquisa estimulada (quando os nomes dos pré-candidatos são informados no disco), Auricchio oscilou negativamente ao obter 31,8% ante 33,8% alcançados na sondagem anterior, contando também com leve queda de Pinheiro, que sai de 17,5% para atuais 16,3%. A tendência é de polarização entre as duas forças e comparação entre as administrações. O peemedebista tenta, contudo, reverter seara hoje desfavorável.

Na conjuntura em questão, com mais postulantes na corrida, Gilberto Costa (PEN) consta na terceira posição, com 8% das intenções de voto – desidratou apenas 0,3 ponto percentual em relação à última pesquisa –, atrás de Auricchio e Pinheiro. Os vereadores Fabio Palacio (PR) e Beto Vidoski (PSDB) surgem na sequência ao registrarem 7,3%, subindo 3,3 pontos, e 6,3%, índice idêntico ao passado, respectivamente. Rachada politicamente com o prefeito, a atual vice-prefeita Lucia Dal’Mas (PRTB) tem 5%. Meneguelli tem 1,8%.

Na análise de voto espontâneo, Auricchio possui 10%, no topo da lista, enquanto Pinheiro contém 6% do eleitorado. Lucia foi lembrada por 1%, tendo Gilberto Costa logo atrás, com 0,8%. Palacio angariou 0,5%. A pesquisa ouviu 400 pessoas em São Caetano. As entrevistas foram colhidas na quarta-feira.

No índice de rejeição, o peemedebista ainda encabeça o ranking ao obter 34,8% ante os 35,3% registrados no levantamento anterior. Sondado pelo PSDB, Auricchio aparece com 21,5%. Meneguelli possui 11,5% e Gilberto, 10%.

MAIS LEMBRADOS

No critério de atuação parlamentar, Vidoski é a figura política da Câmara mais lembrada pelo eleitorado, com 3,3%, seguido por Marcel Munhoz (PPS), com 3%, ao lado de Fábio Soares (PSD). Roberto do Proerd (PMDB) e Palacio tem 2,8% e 2,5%, respectivamente.


Fonte: Diário do Grande ABC (www.dgabc.com.br)
Foto: Ilustrativa