Brinquedoteca do Hospital Infantil Márcia Braido é reinaugurada


A Prefeitura de São Caetano do Sul reinaugurou, no último sábado (23/09), a Brinquedoteca Dr. Roberto Guidoni, localizada no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, que também teve seu 3º andar totalmente revitalizado e reativado.

Brinquedoteca reinaugurada acelera tratamento das crianças em São Caetano do Sul.

Toda a obra custou R$ 200 mil e foi realizada por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Centro de Estudos Dr. Sylvio Torres e Centro Universitário São Camilo.

A brinquedoteca foi criada em 2010, como forma de acelerar a recuperação das crianças internadas no hospital, mas foi desativada em 2013, ficando fechada nos últimos quatro anos. Agora retorna totalmente nova.

“Estamos enfrentando um ano sem recursos e com a necessidade de recuperar espaços importantes como esse. E já nas próximas semanas, vamos reinaugurar a UTI pediátrica e, na sequência, o Centro Cirúrgico deste hospital, que estavam sem mínimas condições de uso. E logo após vamos iniciar a revitalização dos 4º e 5º andares do prédio”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.

TRATAMENTO
“A Brinquedoteca é extremamente importante para acelerar a recuperação da criança, abreviando o tempo de tratamento e minimizando sua dor no período em que permanecem internadas. O prefeito pediu para resgatarmos este espaço, fizemos um esforço, com parceiros e nossa equipe, e conseguimos”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura.

O nome da Brinquedoteca é homenagem ao médico Roberto Guidoni, responsável por iniciar as atividades de pediatria na cidade. Na reinauguração, os filhos Ricardo e Cynthia Guidoni foram homenageados pela Prefeitura. “É um prazer e orgulho ver o nome do meu pai nesse espaço. Ele foi um médico dedicadíssimo que, em 1954, iniciou o primeiro serviço de pediatria em São Caetano”, afirmou o filho Ricardo.

3º ANDAR
O espaço fica no 3º andar do Hospital Márcia Braido, pavimento que também foi totalmente revitalizado. Em janeiro, a atual gestão encontrou o andar desativado.

Agora, com infraestrutura e equipamentos novos, o andar tem nove quartos, sendo 18 leitos infantis.

Também conta com sala de administração e posto de enfermagem. Além da pintura, foram trocados piso, forro, parte elétrica e hidráulica. Ganhou ainda mobiliário novo.

 

 

 


– Fonte, fotos e texto: PMSCS