Em 1 ano, Prefeitura de SCS gasta mais de R$ 3,3 milhões com Jornais e Imprensa


O site São Caetano Digital teve acesso, através da Lei de Acesso à Informação, aos valores gastos (via contrato de publicidade) com os veículos de imprensa e mídia: jornais, revistas, portais, sites, profissionais e blogs; para veiculação de notícias e informações da Prefeitura/Cidade.

O valor total bruto de gasto com mídia foi de R$ 3.302.553,77 para um total de 26 veículos, divididos em 9 campanhas durante o período de 1 ano (2018/2019).

Veja abaixo os valores totais bruto recebidos por cada veículo, onde no momento e por falta de autorização, não estaremos citando seus nomes, apenas o da nossa empresa.

scs-imprensa
É importante informar que todos os processos e contratações estão de acordo com a lei e disponíveis para consulta pública, através da solicitação via lei de acesso à informação.

E trata-se do valor bruto onde está incluído o valor da comissão da agência, e os veículos acabam recebendo o valor um pouco menor do que indicado na tabela, mas o gasto da Prefeitura acaba sendo o total (veículos + comissão % agência).

Gostaríamos de informar que o São Caetano Digital (nossa empresa), também foi contratado para a realização de duas (2) campanhas:
1) Campanha “Mais Saúde”: R$ 6.250,00 bruto (R$ 5.000,00 líquido/valor recebido)
2) Campanha “Obras”: R$ 6.000,00 bruto (R$ 4.800,00 líquido/valor recebido)

Durante a análise, chamou a atenção que o maior gasto (muito maior) foi com os publieditoriais e anúncios em jornais impressos da região. E um valor muito menor foi investido em Mídias Digitais, onde os resultados de audiência podem ser muito maiores com um custo muito menor, além de preservar o meio ambiente e outros benefícios.

 

Para finalizar, enviamos algumas perguntas para a comunicação da PMSCS, veja abaixo:

– Qual o valor total de verba para a Publicidade da Prefeitura de São Caetano do Sul? Válido por quantos anos (período)?
*Resposta: R$ 10 milhões anuais.

– Quem é responsável por direcionar esta verba, isto é, decidir no que será gasto este valor.
*Reposta: O gestor do contrato (subsecretário de comunicação).

– A Comunicação da Prefeitura utiliza a Mídia Técnica para a escolha dos veículos? Isto é, a contratação e verba destinada é de acordo com a audiência e relevância do canal.
*Resposta: Sim, utilizamos mídia técnica.

– Qual é a função da Publicidade na Comunicação de São Caetano do Sul? Porque é importante ter?
*Resposta: É prerrogativa constitucional para informar as ações realizadas pela prefeitura, bem como serviços de utilidade pública, como campanhas de vacinação, por exemplo.


*LEIA TAMBÉM (clique no título): Prefeitura de São Caetano gasta R$ 333.975,00 com Revista Institucional


REPORTAGEM DE THIAGO PADIAL / SÃO CAETANO DIGITAL
– Fonte: Análise de Contratos (campanhas) via Lei de Acesso à Informação
– Foto Ilustrativa: Shutterstock


*COMPARTILHE: