Escola em São Caetano tem ponto de Coleta de Lixo Eletrônico

Diversas escolas municipais de São Caetano do Sul desenvolvem projetos de conscientização e preservação ambiental. Um exemplo de trabalho nesta área é dado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Arquiteto Oscar Niemeyer, que inaugurou um ponto de coleta de lixo eletrônico aberto à população e trabalha continuamente em questões de reciclagem de materiais utilizados na escola – podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Paraíso, 600, Bairro Oswaldo Cruz.

*Informações: (11) 4232-3800

A EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer já trabalha com campanhas de reciclagem de lixo eletrônico desde 2013, mobilizando alunos e pais, mas agora o projeto foi expandido para atender toda a população que não sabe como descartar materiais velhos, como televisões, computadores, monitores e celulares.

A escola não recebe apenas pilhas, lâmpadas (por uma questão de segurança dos alunos), toners, cartuchos e aparelhos muito grandes, como fogões ou geladeiras.

“Muitas vezes a população descarta estes produtos no lixo comum ou entregam a pessoas que estão interessadas apenas em retirar o cobre ou outros materiais com valor comercial, descartando de forma incorreta o lixo restante”, destacou o coordenador pedagógico do Ensino Médio da escola, Armando Pereira. “Por isso decidimos fazer este ponto de coleta. Firmamos uma parceria com uma ONG especializada em reciclagem de lixo eletrônico e envolvemos a comunidade escolar no projeto.”

Ao final do processo, um certificado de destinação ambientalmente adequada é emitido pela ONG e encaminhado ao morador que fez o descarte correto dos materiais, comprovando a sua participação na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

 


Fonte: PMSCS