Home / Notícias / Espaço do Forno é entregue revitalizado à população

 


espaço do forno
Uma noite em celebração à memória e à história de São Caetano do Sul.

Assim foi a última sexta-feira (20/7), quando a Prefeitura Municipal e a Fundação Pró-Memória realizaram a entrega da revitalização do Espaço do Forno.

“É uma data especial, pois a Cerâmica São Caetano fez e faz parte da trajetória de nosso município e nada melhor do que manter viva a história e perpetuar os momentos por meio da cultura e do conhecimento, aqui no forno intermitente que integrava a indústria”, disse o prefeito José Auricchio Júnior na ocasião.

Situado no Espaço Cerâmica (com acesso pela Rua Casemiro de Abreu) e administrado pela Pró-Memória, o local passou por revitalização com nova jardinagem e iluminação preservando as concepções originais devido ao seu valor histórico.

Marcando o acontecimento, o espaço recebe a exposição Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade retratando a história da indústria que foi um dos principais motores do desenvolvimento econômico e social do município entre as décadas de 1920 e 1990 e ficava localizada onde atualmente é o Espaço Cerâmica.

“Hoje a cidade ganhou mais um próprio cultural fruto de um trabalho árduo de todo nosso corpo técnico e o mais gratificante é poder contar nessa atividade com a presença de funcionários da antiga Cerâmica, que são merecedores dessa homenagem”, afirmou o presidente da Pró-Memória, Charly Farid Cury, citando a presença de Roque Almendra e Paschoal Giardullo respectivamente técnico de engenharia e engenheiro na empresa.

Este último, aliás, participa da mostra ao lado de outros ex-funcionários como José de Souza Martins, Urames Pires dos Santos e Valter Mariano por meio de um vídeo documentário.

Entre as atrações da exposição estão registros históricos como a visita do presidente Getúlio Vargas ao local em 1941, fotos, anúncios publicitários e, claro, itens produzidos pela Cerâmica em seus anos de existência.

forno

Cerâmica São Caetano: a história de um patrimônio da cidade tem visitação livre e gratuita e vai até 29 de setembro. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 8h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h.

*Mais informações podem ser obtidas no telefone 4223-4780


- Fonte, fotos e texto: PMSCS


COMPARTILHE: