Home / Notícias / Festa Entoada Nordestina faz história em São Caetano do Sul

 


festa-nordestina
Em sua 9º edição, a Festa Entoada Nordestina, a maior festa de retomada à cultura popular do Nordeste no município foi entremeada por homenagens a cidadãos ilustres da cidade, atrações “arretadas” e uma culinária regional de dar água na boca.

Com a promoção da Secretaria Municipal de Cultura, a grande festa de resgate da cultura tradicional do Nordeste em São Caetano do Sul foi realizada entre 25 e 26 de novembro (no sábado e domingo), no Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal.

A celebração das tradições nordestinas e de sua gente ocorreu pela primeira vez no Nova Gerty, onde vive a maior parte dessa comunidade no município. Não por acaso, no parque há uma estátua do Padre Cícero ou “Padim Ciço”, para os conterrâneos.

Nas palavras do secretário de Cultura, João Manoel da Costa Neto: “Trazer a festa à imagem do Padre Cícero aqui no Parque Agostinho Leal foi uma ideia muito feliz. O parque é muito aconchegante para receber a parte gastronômica da festa e a rua em frente, com o palco, ficou muito bem acomodada com os shows, deixando a população à vontade para curtir”.

A Entoada Nordestina 2017 foi um marco graças ao retorno ao seu modelo original. Assim, no transcorrer da festa, a população pôde usufruir das apresentações de embolada, repente, forró pé-de-serra, xote, xaxado, baião, exposições de cordel, demonstrações da arte da xilogravura com a participação do público, além das iguarias típicas da cozinha nordestina.

“Esse modelo tem os sabores, as cores e os ritmos do nosso folclore, da nossa cultura nordestina”, ressaltou o paraibano Wilmar Soares, subsecretário de Comunicação da Prefeitura e presidente da Comissão Organizadora da Entoada.


- Fonte: PMSCS


COMPARTILHE: