Home / Notícias / População dá nota 4,1 para Paulo Pinheiro na pesquisa do DGABC

 

População dá nota 4,1 para Paulo Pinheiro na pesquisa do DGABC
(DGABC) O eleitorado de São Caetano deu nota 4,1 ao governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), conforme mostra levantamento do DGABC Pesquisas, encomendado pelo Diário, ao período de dois anos e meio do peemedebista à frente do Palácio da Cerâmica.

Conceito é inferior ao registrado na sondagem anterior, publicada em janeiro, quando a gestão do peemedebista recebeu 4,7 da população. Após crescimento no começo do ano, a aprovação da administração teve leve encolhimento, caindo de 20,9%, anotados há seis meses, para os atuais 20,3%, sendo 2,5% de ótimo e 17,8% de bom.

A rejeição ao mandato de Pinheiro aumentou para 53% no semestre, incluindo neste quadro 26,5% de ruim e o mesmo índice de péssimo. A reprovação estava em 46% no início do ano, o que abrangia, na ocasião, 22,2% de ruim e 23,8% de péssimo. Houve queda também do percentual relacionado à regularidade dos serviços prestados pelo governo.

A gestão do peemedebista tinha 33,1% do quesito em janeiro, último estudo. Agora, o número declinou para 26,1%, o que engloba 7,3% do regular para bom e 18,8% de regular para ruim. Apenas 0,6% não souberam responder.

Pinheiro enfrentou, recentemente, cenário de instabilidade na Câmara, quando se criou grupo de oposição no Legislativo, o que fortaleceu discursos contrários. Há também imbróglio vivenciado junto ao governo federal, com empecilho para se conseguir a liberação de recursos a propostas planejadas em parceria, a exemplo do Hospital de São Caetano. Em relação ao tema, após fazer a ‘lição de casa’, o Paço espera destravar trâmites burocráticos já em áreas específicas da União.

O peemedebista justifica que boa parte do impasse até agora se deve ao passivo herdado da administração anterior. Alega que a dívida engessou os dois primeiros anos e que apenas agora está conseguindo aplicar investimentos, com verba própria, na cidade.

Na quarta posição do ranking regional, o chefe do Executivo aguarda que aporte financeiro direcionado, principalmente, no setor de Segurança tenha reflexo positivo nos próximos meses diante de eventual diferença nos índices de criminalidade, área sempre apontada como um dos calcanhares de Aquiles do município, ao lado da Saúde. Vislumbrando subida de degrau, Pinheiro ainda prevê, entre outros projetos, a entrega de escola de Ensino Fundamental, no bairro Santa Paula, e construção de centro de referência de ginástica.

POR FAIXAS

Considerando a faixa etária da população, Pinheiro tem a melhor aprovação junto aos eleitores com 60 anos ou mais, com 25,8%, e entre aqueles que possuem Ensino Médio completo, com aceitação de 23%. Em contrapartida, a gestão do peemedebista recebeu maior rejeição na patamar daqueles com idade de 16 a 24 anos, com 61,1%, e àqueles com ensino fundamental completo, com 57,4%.

Eleitores de Pinheiro concederam nota 4,6 à gestão peemedebista, enquanto os votantes na prefeiturável governista Regina Maura Zetone (sem partido) indicaram conceito 3 a administração. A parcela da população que confiou voto em Fernando Turco (Psol) ofereceu 5 ao mandato.

A sondagem foi realizada na quarta-feira (29/07), com 400 moradores de São Caetano.


Fonte: Diário do Grande ABC (www.dgabc.com.br)
Foto: Divulgação