bairro fundação são caetano do sul


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

história de são caetano do sul

Indústrias Matarazzo São Caetano do sul

antiga igreja do bairro

cine central são caetano do sul

museu histórico municipal

ruas do bairro antigas scs

famílias bairro fundação rua herculano de freitas


HISTÓRIA

Não poderia ter melhor denominação o bairro que representa o berço dos fundadores do município de São Caetano. Primeiro núcleo colonial dos imigrantes italianos, o Bairro da Fundação cresceu ao redor da Igreja São Caetano, a Matriz Velha da cidade.

Antes da vinda dos imigrantes, este local já tinha seu valor histórico por ter abrigado, entre 1631 e 1877, a fazenda dos monges beneditinos. Nesse bairro tudo tem o sentido de originalidade e de pioneirismo. Ali tivemos a área primitiva, tanto das olarias como das indústrias, as primeiras repartições públicas e privadas, como a Sociedade Principe di Napoli, o Grupo Escolar Senador Fláquer, o cinema, a cadeia e os primeiros casarões, como o Palacete De Nardi, que hoje é sede do Museu Histórico Municipal.

Geograficamente, o bairro situa-se no limite de São Caetano com o Bairro de Vila Prudente, na Capital, entre o Rio Tamaduateí e a Estrada de Ferro, que praticamente o separa da área central do município. Já a divisa com o Bairro Prosperidade é feita por meio do Córrego do Moinho. O bairro fica numa faixa estreita de um vale alagadiço.

Nos últimos 100 anos, vários grupos economicamente fortes marcaram presença no Bairro da Fundação. Indústrias como Matarazzo, Companhia Melhoramentos de São Paulo, Banco União, Saad ou Mannesmann atuaram durante muito tempo no local. Nos últimos anos, importantes redes comerciais como Carrefour e Sam’s Club instalaram-se no bairro.

No dia 15 de dezembro de 1950, o então prefeito, Ângelo Raphael Pellegrino, sancionou a lei n° 135, que deu o nome Fundação ao então Bairro da Ponte, antiga denominação do local.


Fonte: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul


Share Button