Home / São Caetano do Sul / Bairros da Cidade / Jardim São Caetano

 

bairro jardim são caetano


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

jd são caetano foto antiga

fórum antigo

fatec são caetano foto

monumento no bairro jardim scs

ruas antigas jd são caetano


HISTÓRIA

O Bairro Jardim São Caetano foi a última área urbanizada de São Caetano do Sul. Desde 1930, a região era conhecida como terrenos do banco devido à presença muito próxima da área adquirida pelo Bank of London & South América Limited, em 1930, e onde o próprio banco, por intermédio da Companhia City, iria criar, nos anos 1960, o Jardim São Caetano. A família Cavalheiro foi uma das primeiras a chegar ao local, em 1949, logo após a abertura do loteamento.

Na época, os ônibus de Hugo Veronesi só chegavam até a esquina da Estrada das Lágrimas com a Rua Armando de Arruda Pereira, na antiga Vila São José. A rede elétrica do bairro começou a ser instalada a partir de outros locais por José Cavalheiro, que contava com o apoio de vizinhos como Amâncio Toni e Pedro Depintor.

Na época em que o Bank Of London adquiriu a área, a região possuía muitas lagoas junto ao Rio dos Meninos, onde se pescava traíras. Um grande terreno era utilizado pela Cerâmica São Caetano na extração de argila. As duas áreas, juntas, formavam propriedade de um milhão de metros quadrados. Metade pertencia a F. Ford, capitalista inglês, e a outra parte era de propriedade de Wadih Pedro & Irmão.

Havia também dois sítios: Sítio dos Meninos Novos, que começava no córrego Tamanduateí e acompanhava a Estrada Velha de Santos, e o Sítio Joaquim de Barros, no Rio dos Meninos.

A antiga Vila Belvedere foi anexada ao Jardim São Caetano e começou com o loteamento de Edgar de Aguiar Gusmão, em 1949, aprovado pelo decreto 379, de 1º de abril daquele ano. O Jardim São Caetano foi idealizado pelo engenheiro Victor Malunud e por João Delamonica Pereira de Castro. É o único bairro residencial de alta classe na região do ABC, projetado nos mesmos moldes dos jardins América e Pacaembu, em São Paulo.

Em 3 de dezembro de 1979, foi fundada no Jardim São Caetano a Sociedade Amigos do Bairro. A primeira diretoria foi empossada em março de 1980.


Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul