bairro nova gerty são caetano sp


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

rua visconde nova gerty

rua visconde antiga

escola alexandre grigolli


HISTÓRIA

A história conta que o Bairro Nova Gerty surgiu em torno de uma figueira existente, desde 1948, no encontro das ruas Visconde de Inhaúma, Itu e Nelly Pellegrino. O bairro é formado por dez loteamentos. São eles: vilas Gisela, Nova, Gerty, Palmeira, Ângelo Ferro, Checchia, Leormínia, Marlene, São Francisco e Aurora. Entre as vilas extintas, a mais antiga era a Vila Gisela, que foi loteada no final da década de 1920. Nos anos 1940, surgiu a Vila Gerty, que acabou dando nome ao bairro.

A família Leandrini pode ser considerada uma das pioneiras na fundação do bairro. Todavia, famílias como Fiorotti, Scotá, Cal, Ferro, Roveri, Lorenzoni, Gonzaga, Canger, Schon, Heinsfurter também tiveram terras e contribuíram para a formação do Nova Gerty, assim como o grande fluxo de migrantes nordestinos, que propiciou rápida ocupação e urbanização e conferiu ao bairro características tipicamente operárias.

As primeiras escolas primárias surgiram no final dos anos 1940. Até 1947, o bairro carecia de linhas de ônibus, escolas e outros serviços públicos. Muitos desses serviços foram obtidos com a ajuda de entidades sociais criadas pela própria comunidade. A Sociedade Amigos das Vilas Gerty, Gonzaga, Gisela e Adjacências, a primeira sociedade de bairro a surgir em São Caetano, foi criada em 1951 e conseguiu melhorar a qualidade de vida no bairro. Em 1952, foi fundada a Sociedade Esportiva Gisela, que se tornou referência de lazer e diversão no local. Em 1974, o nome foi alterado para Centro Esportivo e Recreativo Gisela. Porém, antes de ganhar essa nomenclatura, já tinha se tornado um importante clube de futebol de São Caetano.

O Bairro Nova Gerty abrigou o primeiro Estádio Distrital, pioneira de uma série de outras obras esportivas que depois foram transformadas e ampliadas em vários centros recreativos e esportivos. Abrigou também o primeiro pronto-socorro distrital. Está presente no bairro, desde 1955, a Paróquia Nossa Senhora das Graças (quanto à religião, o bairro é marcado pelo convívio de várias crenças).

A Rua Visconde de Inhaúma, divisa com o Bairro Boa Vista, é um dos principais endereços do bairro e engloba justamente o trecho transformado em boulevard (que, no final da rua, se abre para o Largo da Figueira). Em 1967, essa rua foi ampliada e adquiriu a conformação atual que favoreceu o surgimento de vários estabelecimentos comerciais. Estes têm como entidade de classe o Clube dos Lojistas, fundado em 1977, mas que marca presença no bairro desde 1966, quando realizou a primeira decoração das ruas.

Com melhoramentos urbanos e instalação de vários serviços públicos, o bairro se desenvolveu e, além de ser um dos mais populosos da cidade – uma verdadeira cidade dentro de São Caetano -, tornou-se centro de intensa movimentação comercial para a região.


Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul


Share Button