bairro oswaldo cruz são caetano


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

igreja antiga

oswaldo cruz bairro

fundação das artes passado

edificios do bairro

rua visconde de inhaúma 1958


HISTÓRIA

O Bairro Oswaldo Cruz representa a união dos antigos loteamentos abertos na parte alta de São Caetano: Monte Alegre, Gonzaga, Vila Santo Alberto e Vila Paraíso. Dos quatro, somente o Gonzaga foi absorvido por completo pelo atual Bairro Oswaldo Cruz. Mas é o Bairro Monte Alegre, um dos primeiros loteamentos abertos na parte alta, pelo italiano Francisco Canger e seu sócio alemão Samuel Heinsfurter, que identifica aquela comunidade. O nome Monte Alegre foi tomado emprestado do time de futebol do bairro, o Monte Alegre FC, fundado em 1917 e que se tornou a maior atração local.

Por volta de 1922, os espanhóis eram os que mais predominavam no bairro. Com isso, imprimiram no lugar o ritmo dos seus costumes e tradições. Exemplo disso é a Lamurga, espécie de cordão carnavalesco que, na década de 1930, desfilava pelas Ruas do Monte Alegre cantando e tocando. Famílias húngaras e de outras nacionalidades também se estabeleceram no bairro. Uma das referências do local era a padaria dos Relas, conhecida pelos vários tipos de pães.

O primeiro armazém era propriedade da família Del Rey, de origem espanhola, que ficou famosa pelas lojas Irmãos Del Rey nos anos 1940. O bairro também teve o cinema da família Lorenzini e um grupo cênico. Entretanto, realmente ficou famoso em razão da fonte de água potável de Pedro Mazzaferro, que vendia garrafas do líquido até mesmo em São Paulo. O negócio funcionou até os anos 1940.

Um dos marcos significativos do bairro é a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, construída próxima ao local onde ficava a cruz dos beneditinos, que assinalava os limites da Fazenda São Caetano. Em 1953, a igreja foi elevada à paróquia e hoje é referência religiosa para os moradores dos bairros vizinhos. Em 1949, a Sociedade Portuguesa de Beneficência foi fundada na região e continua funcionando até hoje.

Para melhorar os serviços locais, foi criada a Sociedade Amigos do Monte Alegre em 1952, considerada a segunda sociedade de bairro fundada em São Caetano e que existiu por mais de 20 anos. Muitas reivindicações foram alcançadas e hoje o bairro está consolidado e apresenta uma série de serviços comuns: escolas estaduais e municipais, sociedades filantrópicas, serviços de saúde, esportes, lazer e cultura.


Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul


Share Button