bairro santa maria em são caetano


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

alameda são caetano

Paróquia São Francisco de Assis

ruas do bairro

posto de cultura santa maria


HISTÓRIA

Localizado na parte alta do município de São Caetano do Sul, o Bairro Santa Maria é resultado da fusão das antigas vilas Santa Maria e Saúde, do Jardim Cândida e de parte da Vila Pujol. Formado por imigrantes espanhóis, o local foi loteado, na década de 1920, pela Empresa Imobiliária de São Bernardo, dirigida pelos irmãos Hippolyto Gustavo Pujol Júnior e Ernesto Pujol que, além de proprietários das terras, foram os responsáveis pela divisão dos lotes e implantação de sistema de tramways (bondes) que ligavam São Caetano a outras vilas. O desenho do bairro sofreu influências do urbanismo europeu e as vias foram construídas de modo a acompanhar as curvas de níveis do terreno, criando, assim, uma ocupação lógica e racional do bairro.

A princípio, a localidade foi dividida em grandes glebas, onde os proprietários cultivaram vários tipos de flores. Depois veio o bondinho, seguido de uma série de benefícios e infraestrutura para o bairro. Uma das paradas do bondinho era o lugar onde hoje funciona a Guarda Civil Municipal.

Na história do Bairro Santa Maria também se destaca a figura do curandeiro Vicente Rodrigues Vieira – São Vicente, como era chamado -, cuja missão religiosa atravessou as fronteiras de São Caetano. Atendia diretamente em sua casa, onde prescrevia apenas novenas para os doentes. Verdadeira romaria tinha lugar ao redor de seu sítio. A respeito da propriedade do curandeiro, sabe-se apenas que a residência se localizava no cruzamento da Alameda Cassaquera com a Rua Paraguassu. Morreu em março de 1935, com 52 anos, e seu trabalho foi continuado pelo filho Bento Rodrigues Vieira.

No final da década de 1940, o bairro foi loteado em terrenos menores, para posterior comercialização, e novos melhoramentos urbanos foram feitos. A construção da primeira igreja católica, a São Francisco de Assis, deu-se em 1960, porém, devido a um incêndio em 1968, teve que ser reconstruída e sua fachada original foi modificada. Na antiga chácara do Dr. Souza Voto, local em que se encontrava um pavilhão usado para festas e bailes, foi construída a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE).

O Bairro Santa Maria, no início formado por chácaras cobertas de flores, hoje tem características residenciais e está dotado de ampla infraestrutura: serviços, comércio, escolas e vários edifícios significativos.


Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul


Share Button