bairro santo antônio - são caetano do sul


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

bairro santo antônio av goiás

concha acústica de são caetano

vista de são caetano do sul

rua maranhão scs


HISTÓRIA

O Bairro Santo Antônio foi formado a partir da instalação de olarias nos arredores da várzea do Rio dos Meninos e de um setor residencial na parte alta do bairro. O terreno argiloso facilitou o surgimento das olarias. A extração contínua da várzea resultou no aparecimento de algumas represas (Represa dos Parentes, Lagoa dos Ferraris), que serviram como opção de lazer e divertimento. A antiga Rua Santo Antônio (atual Avenida Senador Roberto Simonsen), tipicamente comercial, abrigou a capela construída pela família Cavana. A Capela Santo Antônio acabou dando nome ao bairro.

Uma das primeiras olarias, datada do final do século 19, pertencia a Giuseppe Ferrari. O empreendimento, perpetuado pelos filhos e netos do empresário, estendeu-se até a década de 1960. No início do século 20, mais precisamente em 1928, a família Toyoda montou a S. Toyoda e Companhia Limitada, fábrica de cerâmica e porcelana que se manteve ativa até 1981.

Os Toyodas foram os primeiros japoneses a fixar residência em São Caetano. Outra fábrica importante no bairro foi a Indústria de Bebidas Trentini, fundada em 1927. Notabilizou-se, sobretudo, pela produção do Ferro Cálcio Quina Trentini.

Com o crescimento do bairro, as represas foram aterradas e hoje abrigam importante parque industrial para a economia da cidade. A Dal’Mas S/A Indústria Agro-Química Brasileira foi a primeira a chegar, em 1920.

Até os anos 1940, no Bairro Santo Antônio não havia igrejas, clubes recreativos e escolas, serviços encontrados apenas nos bairros vizinhos. Em 1954, no aniversário da cidade, o bairro ganhou o Grupo Escolar Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera) e também o Jardim Primeiro de Maio. Em 1961, o bairro recebeu o arrojado edifício projetado pelo arquiteto Zenon Lotufo e destinado a abrigar os três poderes municipais.

Nos dias atuais, o Bairro Santo Antônio ainda reflete as transformações urbanas e sociais, ocorridas ao longo do tempo, tanto na paisagem quanto na vida dos moradores, que até mesmo o confundem com os bairros vizinhos.


Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul


Share Button