bairro são josé - são caetano do sul


MAPA (google)


FOTOS ANTIGAS

bairro são josé foto antiga

parque chiquinho scs

Rua Bom Pastor x Rua Serafim Carlos

escola bairro são josé

rua silvia


HISTÓRIA

O bairro iniciou processo de urbanização e ocupação em meados da década de 1940, sendo formado pela união dos loteamentos das vilas São José, Lucila, Tupan e do Jardim Anai. A Vila Lucila foi o primeiro loteamento e Antônio da Fonseca Martins o primeiro a instalar-se, em 1935.

No início da urbanização, o bairro possuía várias chácaras e poucas casas, abrigando famílias de diferentes nacionalidades. No entanto, também foi ocupado por migrantes nordestinos que vieram para São Caetano do Sul em busca de trabalho nas fábricas. Nesse período surgiram os primeiros cortiços do bairro. Além das poucas residências, o São José abrigava duas olarias da família Perrella, localizadas nas proximidades do Rio dos Meninos.

Com o surgimento das olarias, São José foi se tornando um bairro operário, sendo que a construção da primeira vila operária foi iniciativa da Cerâmica Tupan, que se instalou na cidade em 1935. Com os ares da urbanização, o local foi se desenvolvendo e suas referências urbanas foram se apagando, como a chaminé da Cerâmica Tupan, implodida em 1956, e os 28 fornos da olaria de Elias Turco, que não mais existem (no lugar foi implantado o Parque Municipal São José que, apesar de estar localizado no Bairro Jardim São Caetano, ainda assim é uma grande referência para os moradores do São José). Lá também funcionou o Museu Municipal de São Caetano, entre 1977 e 1988.

Quanto à religião, em 1955, o bairro recebeu a Paróquia São José, fruto do esforço de muitos moradores, sobretudo o dos membros da Congregação Mariana do Setor São José.

Na história do bairro e da cidade de São Caetano, a Rua Porto Calvo e a Estrada das Lágrimas são, respectivamente, possíveis remanescentes do Caminho Velho do Mar e do Caminho Novo do Mar, vestígios antigos da paisagem colonial nem sempre lembrados pela população. No Bairro São José também se encontra o Centro de Lazer, Esportes e Recreação Senador José Ermírio de Moraes, mais conhecido como Espaço Verde Chico Mendes. Instalado no antigo “Buracão da Cerâmica”, uma extensa área de onde a Cerâmica São Caetano retirava argila para a sua produção, o parque recebeu, em 1992, o Palácio da Cerâmica, sede do Poder Executivo municipal.

O bairro foi crescendo. O que antes eram ruas de terras e chácaras, com plantações de flores e frutos, agora são ruas asfaltadas e residências urbanas. Em virtude disso, os limites do bairro foram absorvidos e mesclados à complexidade urbana da cidade de São Caetano.


Fonte e Fotos Antigas: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul


Share Button