São Caetano realiza CÃOMINHADA neste domingo

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da posse responsável e contra o abandono de animais domésticos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul promove neste domingo (4/10), das 9h30 às 12h, uma caminhada recreativa, educativa e protetora para munícipes com seus bichinhos de estimação: a Cãominhada.

De acordo com a programação, a concentração ocorrerá às 9h e a saída às 9h30, próximo ao estacionamento da Associação Desportiva (AD) São Caetano (Avenida Fernando Simonsen, 190, Bairro Cerâmica). A iniciativa contará com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Integrante do calendário oficial de datas e eventos da cidade (lei municipal nº 5.270 de 23 de março de 2015), a Cãominhada deste ano passará na ida em direção ao Espaço Verde Chico Mendes, entrando pela Rua Eduardo Prado até a Rua Senador Fláquer, terminando com a bênção dos pets, às 11h, no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho (Rua Ângelo Aparecido Radim, 90, Bairro São José). Lá, a entrada de cachorros acompanhados é liberada todos os dias, das 6h às 20h. O percurso da volta será pelo sentido inverso.

Na ocasião, também serão distribuídos aos participantes livretos educativos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.

Regras do passeio – Antes de sair de casa para este passeio especial, os donos devem seguir algumas regras: usar coleira e guia de condução (nenhum cão sem poderá participar) e levar coletor de fezes (cata-caca) para recolher os dejetos. Ainda ficarão responsáveis pela hidratação. É obrigatória focinheira para as raças pit bull, rottweiller, mastim napolitano, american stafforshire terrier e derivadas (lei estadual 11.531). Serão proibidas fêmeas no cio.

Cidade modelo – São Caetano é considerada uma cidade modelo no trato animal. Conta com Canil e Gatil Municipal e o sucesso das feiras de adoção do Miaudote. Desde 2013, mais de 300 cães e gatos foram adotados. Os animais são castrados, vacinados, vermifugados e chipados pelos veterinários do CCZ. Os chips são estratégicos. Contêm dados que ajudam a monitorá-los em caso de perda ou responsabilizar os donos se os animais forem abandonados.


Fonte: PMSCS