Home / Notícias / São Caetano terá Vacinação contra a Febre Amarela neste sábado

 


amarela-febre
São Caetano do Sul registrou apenas um caso de febre amarela nos últimos anos. E, mesmo assim, importado, quando a transmissão ocorre em outro local.

Para a cidade continuar livre da doença é fundamental que as pessoas que vão viajar para regiões de mata se vacinem, com pelo menos 10 dias de antecedência.

Dentro do calendário nacional, definido pelo Ministério da Saúde, o município terá o Dia D da vacinação contra a febre amarela neste sábado (29/6), das 8h às 17h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio).

A imunização é aberta a pessoas de nove meses a 59 anos, que nunca tenham se vacinado contra a febre amarela ou sem comprovante de vacinação.

Atualmente, fazem parte da área de recomendação da vacina todos os estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, além do Maranhão e alguns municípios da Bahia, Piauí e Alagoas, do Nordeste. Em São Paulo, a maior incidência de casos está no Vale do Ribeira, região que compreende o sul do Estado, incluindo parte do litoral.

A febre amarela é transmitida por um mosquito (e não por macacos) infectado pelo vírus. Nas regiões de mata, pelo Haemagogus ou Sabethes. O Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya) pode disseminar a febre amarela nos centros urbanos, mas isso não ocorre há décadas.

*Além do Dia D, a campanha de vacinação contra a febre amarela segue até 12 de julho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Caetano, sempre de segunda a sexta-feira. Confira onde se vacinar:

Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio) – das 8h às 20h;

UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz) – das 8h às 20h;

Centro de Saúde Doutor Manoel Augusto Pirajá da Silva (Avenida Senador Roberto Simonsen, 282, Centro) – das 8h às 17h;

UBS Dr. Angelo Antenor Zambom (Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista) – das 8h às 17h;

UBS Caterina Dall’Anese (Rua Prates, 430, Bairro Olímpico) – das 8h às 17h;

UBS João Luiz Pasqual Bonaparte (Rua Maranhão, 611, Bairro Santa Paula) – das 8h às 17h;

Cise João Castaldelli (Avenida Presidente Kennedy, 2.400, Bairro Olímpico) – das 8h às 17h;

Cise João Nicolau Braido (Rua Humberto de Campos, 600, Bairro São José) – das 8h às 17h;

Agência de Desenvolvimento do Bairro Prosperidade (Avenida Prosperidade, 441, Bairro Prosperidade) – das 8h às 17h.


- Fonte e texto: PMSCS


*COMPARTILHE: