Home / Notícias / Tocha Olímpica passará por São Caetano em julho

 

Tocha Olímpica passará por São Caetano em julho

Os 157 mil moradores de São Caetano do Sul estão prestes a vivenciar uma experiência única: a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 pela cidade. O evento está marcado para o dia 23 de julho, um sábado, a partir das 12h.

E para garantir todas as condições favoráveis para este momento inesquecível, representantes de diversos setores da Prefeitura, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, se reuniram na manhã desta quarta-feira (13/4), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Olinto Tortorello, no Bairro Cerâmica.

A chama olímpica será acesa com os raios do Sol dia 21 de abril em Olímpia, na Grécia, seguindo tradição milenar. Passará por algumas cidades gregas até chegar ao Brasil. O Revezamento da Tocha no País começará em 3 de maio, em Brasília. Um dos símbolos máximos dos Jogos Olímpicos passará por mais de 300 municípios brasileiros até chegar ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, dia 5 de agosto, data da Cerimônia de Abertura.

Em São Caetano, a Tocha passará pelas mãos de 45 condutores (entre atletas e anônimos) definidos pelos patrocinadores e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O percurso de 10 km inclui as principais ruas e avenidas da cidade (o trajeto definitivo está pendente de aprovação do COB). Um momento que celebrará a paz, a união e a amizade representadas na chama.

A Prefeitura planeja atividades especiais na data para envolver toda a comunidade ao longo do trajeto. O término do Revezamento da Tocha será no Espaço Verde Chico Mendes, onde estão programadas atrações esportivas e culturais.

A primeira reunião intersetorial, conduzida pela Secretaria de Esporte e Turismo, serviu para apresentar o roteiro pré-estabelecido pelo COB e planejar a atuação integrada dos departamentos, entre eles Segurança, Educação, Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos e Comunicação Social. Outros encontros do grupo serão realizados periodicamente.

“Os olhos do mundo estarão voltados ao Brasil e a cada uma das cidades incluídas no Revezamento da Tocha. Ter este símbolo da esperança em São Caetano é uma oportunidade única para que todos os nossos moradores participem da história dos Jogos Olímpicos”, ressaltou o professor da Secretaria de Esporte e Turismo, Marcos Siarvi.

No dia 23 de julho, a Tocha chegará de Guarulhos e, após a passagem por São Caetano (que deverá durar cerca de duas horas), seguirá para Santo André – terminará o dia em São Bernardo. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão os primeiros realizados na América do Sul.


Fonte: PMSCS