Acordo do Ministério da Saúde com CVV garantirá ligações gratuitas ao serviço


Pessoas que sofrem com ansiedade, depressão ou com risco de suicídio poderão ligar de graça, em todo o Brasil, pelo telefone 188

Um acordo de Cooperação Técnica do Ministério da Saúde com o Centro de Valorização da Vida (CVV) vai permitir o acesso gratuito ao serviço telefônico oferecido pela instituição. Pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou, até mesmo, aquelas com risco de suicídio, poderão conversar com os voluntários da instituição por meio de um novo telefone.

O acordo foi anunciado nesta sexta-feira (10) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em visita à instituição em São Paulo.

Com o acordo, o CVV vai alterar ou implantar em todos os estados brasileiros, até abril de 2020, a ligação gratuita por meio do número 188.

Atualmente, quem precisa do serviço tem de pagar pela ligação pelo número 141, que não será mais usado tão logo os estados forem implantando a chamada 188.

“O trabalho dos dois mil voluntários que dedicam o seu tempo na instituição é muito importante. É um voluntariado muito efetivo, com resultados muito positivos. O Ministério da Saúde vai continuar apoiando o CVV para que possam ampliar de forma significativa o acesso de pessoas a esse apoio emocional em momentos de angústias”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A ideia da ligação gratuita para salvar vidas começou a ser implantada em 2015 no município de Santa Maria (RS), por meio de projeto piloto do CVV e do Ministério da Saúde, após o incêndio na Boate Kiss.

O CVV é uma entidade que atua na prevenção ao suicídio há 55 anos. Possui mais de dois mil voluntários em 76 postos de atendimento em quase todo o país, exceto Roraima, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia, além do atendimento pelo chat, email e Skype no site www.cvv.org.br

Com o termo de Cooperação Técnica, a oferta gratuita será expandida para todo o país. Além do atendimento telefônico, a entidade também presta assistência pessoalmente, via e-mail ou chat. São realizados em torno de um milhão de atendimentos por ano.

“O acordo vai possibilitar que qualquer brasileiro possa ligar para o CVV gratuitamente. No Rio Grande do Sul aumentou em quatro vezes a capacidade de atendimento. Um milhão de ligações, pode representar, quatro milhões de brasileiros recebendo apoio”, ressaltou o diretor do CVV Brasil, Antônio Carlos Braga.

Mais informações: www.cvv.org.br ou www.facebook.com/cvv141