Home / Projetos / VOCÊ SABIA?! / Buso Palace, um Orgulho para São Caetano do Sul

 

buso-palace
O fundador e empresário Duílio Buso nasceu em São Caetano em 28 de agosto de 1929, primeiro filho dos imigrantes italianos Silvio e Carolina Buso.

Num dos terrenos de sua propriedade idealizou e realizou seu grande sonho, a construção de um salão de festas. Junto com seu fiel parceiro, o irmão Jaime, inaugurou o Buso Palace, em 19 de setembro de 1976, na avenida Goiás n° 3.363, com aproximadamente seis mil m2.

O evento marcou a sociedade na época. Ele acreditava que, assim, além de um novo negócio para sua carreira de empresário, estaria presenteando a sua cidade.

duilio-buso

Muitos bailes e eventos ali realizados embalaram, durante décadas, a vida de muitas pessoas. Alguns deles também contribuíram muito para elevar o nome de nossa cidade.

Passaram ainda pelo palco daquele salão grandes artistas do cenário nacional e internacional como Roberto Carlos, Alcione, Francisco Petrônio e seu Baile da Saudade, Agnaldo Rayol, Luís Gonzaga e Gonzaguinha, Tonico e Tinoco, Gal Costa, Jair Rodrigues, Zeca Pagodinho.

Os jovens da região do ABC dos anos 70 e 80 tinham as danceterias como ponto de encontro e freqüentavam sempre o Buso Palace. As principais orquestras de São Paulo também fizeram apresentações no local.

No final dos oitentas do último século, seu filho Sílvio assumiu a administração do salão e, na década seguinte, passou-a para as mãos de seu sobrinho David César, filho de seu irmão Jaime.

Contudo, os noventas foram ingratos para o ramo de eventos. Devido à perda do poder aquisitivo da população, os eventos grandiosos perderam espaço para outros empreendimentos.

Atualmente, as dependências do Buso Palace estão locadas para empresas do ramo automobilístico que trazem grandeza para esta cidade.

O sonho de um apaixonado por São Caetano, que através de sua visão empreendedora trouxe tempos áureos para a sociedade do ABC, está na memória de muitas gerações que ali tiveram encontros, amizades e alegrias.

“O Buso Palace foi um orgulho para esta cidade”.

*Nas fotos antigas: Carnaval de 1977; Inauguração do Buso Palace em 1976; Duílio Buso com a dupla Tonico e Tinoco em 1985.


- Foto principal (créditos): DJ RIC (www.djric.com.br/2011/07/04/buso-palace-anos-80/)
- Fotos Antigas (Acervo): Duílio Buso
- Fonte e texto: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (Revista Raízes)


COMPARTILHE: