Home / Notícias / Viaduto Independência passará por Obras de Recuperação

 


viaduto-reforma
A Prefeitura de São Caetano do Sul deu início ao processo que fará a recuperação do Viaduto Independência, elevado que liga os bairros Santa Paula, Santo Antônio e Centro ao Bairro da Fundação e a São Paulo.

Nesta terça-feira (30/4), em cerimônia realizada no Palácio da Cerâmica, foi assinada a ordem de serviço que envolve laudo técnico, recuperação estrutural, projetos executivos de restauração arquitetônica com área de 11.600,00m² (pavimentação, iluminação, drenagem e sinalização), entre outros pontos.

“Este é um diagnóstico muito aguardado por se tratar de uma importante via não só para a cidade, como para o ABC, uma vez que dá acesso a uma das grandes artérias da região, que é a Avenida do Estado”, avaliou o prefeito José Auricchio Júnior.

“Já acompanhamos as obras de escoramento provisório, que estão sendo efetivas, mas sabemos que é preciso aprofundar nessa questão. É um trabalho preventivo e que dará mais segurança a todos os que utilizam o viaduto”, completou o chefe do Executivo Municipal, ao destacar que as intervenções serão amplamente discutidas com as empresas localizadas nas adjacências “a fim de mitigar os transtornos causados”. Estiveram presentes no ato representantes do Carrefour, CPTM, General Motors, Vigor e Moinho Santa Clara.

Inicialmente será realizada a elaboração do estudo técnico, com prazo estimado de 120 dias. Após a conclusão dos projetos, serão iniciados os procedimentos de licitação internacional para as obras necessárias à recuperação do Viaduto Independência.

O tempo estimado para a execução das intervenções, findadas estas etapas, é de 12 meses, podendo variar conforme conclusão dos projetos executivos.

Segundo o secretário da Sesurb (Serviços Urbanos), Iliomar Darronqui, “a empresa responsável pela elaboração do laudo técnico (Fares & Associados Engenharia LTDA) fará o raio-X que dará o norte para as obras”.

Nas últimas semanas, equipes da Sesurb realizaram uma operação de manutenção das juntas e tapa buracos, com intuito de evitar acidentes no elevado.

Inaugurado na década de 70, o Viaduto Independência registra, em média, a circulação de 15 mil veículos por dia.


- Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
- Fonte e texto: PMSCS


*COMPARTILHE: