Home / Projetos / VOCÊ SABIA?! / 1ª Festa Italiana de São Caetano foi em 1993

 

1-festa-italiana
Após o anúncio da criação da festividade, chamada ainda de 1ª Festa Italiana de Rua de San Gaetano, enorme expectativa tomou conta de São Caetano. A atração fora anunciada como parte integrante do calendário de festejos dos 116 anos do município.

Sua primeira edição foi realizada nos dias 31 de julho e 1º, 7, 8, 14 e 15 de agosto, sempre aos sábados e domingos, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro da Fundação, no local exato da antiga festividade em homenagem ao santo.

O evento foi criado no primeiro ano do governo do prefeito Antônio José Dall’Anese (1993-1996) como uma forma de reforçar os laços sempre presentes e fortes com a comunidade italiana e também resgatar a antiga tradição, datada ainda do século 19, da realização de festas em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São Caetano Di Thiene (cujo dia é celebrado em 7 de agosto), realizadas no Bairro da Fundação, ao redor da antiga capela, mesmo local onde atualmente se encontra o templo da Paróquia São Caetano.

A comissão organizadora do evento era composta pela Associação dos Amigos do Bairro Fundação, pelo Circolo Italiano de São Caetano do Sul e pela prefeitura municipal.

O conceito central da festa (e que permanece até hoje) era o de uma grande celebração típica, com muita música ao vivo e comida italiana, oferecida em 26 barracas de entidades assistenciais do município, cada uma representando uma região da Itália.

Na cerimônia de abertura, em 31 de julho de 1993, além da população e das autoridades civis municipais, quem marcou presença foi uma comitiva de Vittorio Veneto, cidade-irmã de São Caetano, formada, entre outros, pelo prefeito da localidade, Mario Botteon.

Com o sucesso absoluto de público da primeira edição, a Festa se consolidou na agenda municipal e desde então é realizada todo ano, ininterruptamente. Mas nem sempre aconteceu no mesmo local.

*Na foto: I Festa Italiana de São Caetano do Sul, realizada no Bairro da Fundação. Vemos, na foto, o arco da entrada da rua e, ao fundo, a Igreja São Caetano. Foto de 31 de julho de 1993


- Fonte, foto e texto: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul


COMPARTILHE: