CIESP São Caetano do Sul completa 66 anos

A contribuição da indústria para a qualidade da vida em São Caetano.

No aniversário de 66 anos da Diretoria Regional do CIESP em São Caetano do Sul, comemorado neste dia 9 de abril, é importante salientar como a entidade e a indústria contribuíram para que o município conquistasse em 2022 a posição de melhor cidade do Brasil nas práticas da governança ambiental, social e corporativa (ESG), conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública.

É evidente que todos os setores de atividade têm mérito nesse processo, mas as fábricas merecem ênfase, pois ficou clara, por exemplo, sua preocupação com a produção limpa e respeitosa aos preceitos ecológicos.

Também é significativo seu papel na inclusão social e o fomento econômico, fatores fundamentais para que São Caetano destaque-se em outro indicador relevante, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no qual ocupa o primeiro lugar no contexto do Censo de 2010.

A despeito dos resultados do novo recenseamento, os seus 163 mil habitantes têm o privilégio de morar numa das cidades que proporcionam a melhor qualidade da vida no País.

Contribuem para isso as 565 indústrias de transformação locais, gerando empregos, investindo em tecnologia e inovação e buscando avançar na agenda da produção sustentável.




Os principais segmentos são os de fabricação de produtos de metal, borracha e material plástico, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos.

Esse conjunto de empresas mantém mais de 15 mil empregos na cidade, representando cerca de 15% do total de postos de trabalho formais.

Em outra frente, cabe salientar a presença da indústria também na educação, com três escolas do Senai-SP (duas unidades da “Armando de Arruda Pereira” e a “Paulo Skaf”) e uma do Sesi-SP.

São estabelecimentos de ensino de excelência vinculados à FIESP, cuja coesão e sinergia com o CIESP ajuda bastante no sentido de que os trabalhos, atuação e serviços das entidades somem-se no atendimento às empresas e à população das cidades paulistas.

São Caetano do Sul, por seu grau de desenvolvimento, demonstra o impacto positivo do parque fabril na economia e nos índices de qualidade da vida.

Exemplos como o da cidade tornam clara a premência de um novo e eficaz ciclo de industrialização do Brasil. É exatamente isso que estamos reivindicando ao governo, inclusive apresentando sugestões para o fomento da manufatura, como inovação, tecnologia, sustentabilidade, menos impostos, juros menores, equilíbrio cambial e mais segurança jurídica.

Nosso propósito é o de que o setor e suas entidades de classe, como o CIESP e suas diretorias regionais, contribuam cada vez mais para o crescimento econômico, inclusão, geração de renda e bem-estar dos brasileiros!

*Na foto e texto: Rafael Cervone, engenheiro e empresário, é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).


  • Fonte e texto: Imprensa CIESP
  • Foto: Ayrton Vignola / Fiesp

CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.