Dia da Consciência Negra será celebrado neste fim de semana


Criado em 2003 pelo governo federal com o intuito de levar à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e para homenagear o líder Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é celebrado neste domingo (20/11) com diversas atividades ao longo do fim de semana em São Caetano do Sul.

O Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conescs) organizou com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura um evento festivo gratuito à população com danças, músicas e palestras no Estação Jovem (Rua Serafim Constantino, s/nº, Centro, piso superior do módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic).

As atrações de sexta-feira (18/11) serão, às 16h, o DJ Mestre Ataliba, musical e interação com aulas de samba-rock, às 19h, o professor Ricardo Santos, que trará a palestra Racismo moderno, e, às 19h30, o grupo Tambores: Ecos de Paz, com as apresentações de cânticos para Zumbi, Coco e Samba de Roda.

Já sábado (19/11), às 16h, o DJ Mestre Ataliba voltará a agitar o público, às 17h, capoeira com Ginga de Ouro e Mestre Gera, às 18h, Hip Hop com Lafúria e XBrown, às 18h30, palestra Genocídio da juventude negra com a Dra. Bruna Cândido, membro do Conescs e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB-SP), e, às 19h, Rose Calixto cantará os clássicos do samba.

Domingo – No dia comemorativo (20/11), a partir das 17h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Centro), ocorrerá abertura e explanação sobre a história de formação do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano, presidido por Tânia Ferreira do Nascimento, conhecida como Afro, e a importância dos movimentos, além de apresentações de Hip Hop, com destaque especial para a Terceira Idade, e de outras manifestações artísticas.


Fonte: PMSCS
Foto: Ilustrativa