Escola de São Caetano realiza projeto de Sustentabilidade e Educação Alimentar

No sábado (27/8), a Festa da Família da Escola Parque EMEI Cleide Rosa Auricchio, no Bairro Santo Antônio, foi ao ar livre.

Aconteceu em meio à área verde onde se destaca a horta, cuidada pela comunidade escolar com a participação das famílias e a ajuda de voluntários do projeto de hortaterapia da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) de São Caetano do Sul.

O tema da festa não poderia ser outro: sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade norteia essa unidade escolar inserida na Praça Luiz Olinto Tortorello, desde seu premiado conceito arquitetônico até a utilização de vegetais cultivados na própria horta para o consumo das crianças na merenda.

O cultivo de vegetais faz parte do projeto de sustentabilidade e educação alimentar denominado É gostoso comer bem.

De acordo com a diretora Hélida Lúcia Paulini Thomazini, a horta cultivada no entorno do prédio escolar é utilizada pela escola como ambiente prático de educação ambiental.

As crianças participam de todas as fases do cultivo, que envolvem desde o preparo da terra até a colheita das diversas hortaliças e leguminosas ali semeadas. Depois, encontram o alimento no prato, preparado com capricho pelas merendeiras.

“É incrível essa proposta de conscientizar os alunos para a questão da sustentabilidade desde a primeira infância”, comentou a Rebeca, mãe de Alice, de um ano. Andreza, mãe da Maria Eduarda, de três anos, considerou um privilégio vivenciar a experiência de usufruir do espaço da escola, num piquenique ao ar livre. “E ter a família inserida na escola é muito bom para todo mundo”, disse.




RECEITAS PARA O MUNDO
Além do projeto É gostoso comer bem, a escola abraçou um desafio externo advindo de organismos internacionais ligados à ONU – Organização das Nações Unidas. Está inscrita na campanha “Eu preparo refeições escolares saudáveis.”

Com o objetivo de incentivar a produção de merendas escolas mais saudáveis, nutritivas e saborosas, a campanha é promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), juntamente com a WFP, sigla em inglês para “Programa Mundial de Alimentos”, órgão também ligado à ONU, e a ONG School Meals Coalition (Coalização de Refeições Escolares).

A campanha incentiva as escolas a compartilharem suas receitas e dicas para tornar os alimentos mais saudáveis e especialmente atrativos para as crianças.

As melhores ideias serão publicadas em um livro digital que ficará disponível, para o mundo todo, no site da FAO. “Enviamos nossa receita de sopa de legumes que as crianças adoram”, adiantou a diretora Hélida.


  • Fonte, foto e texto: PMSCS

CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.