Home / Notícias / Homenagem: Ex-Prefeito Tortorello completaria 84 anos nesta quinta

 


tortorello
Nascido na cidade de Matão, Estado de São Paulo, em 15 de abril de 1937, era filho de José Tortorello e de Antonia Capovilla Tortorello.

Era formado em Direito, Filosofia e Letras. Iniciou na política quando foi eleito vereador à Câmara Municipal de Matão e, posteriormente, em São Joaquim da Barra.

Advogado, professor universitário e juiz de direito, exerceu a magistratura em diversas comarcas do Estado, acabando por fixar residência em São Caetano do Sul.

Foi eleito deputado estadual pela Coligação “União Liberal Trabalhista Social”, com 28.009 votos, assumindo sua cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 15/3/1987.

Nas eleições de 15 de novembro de 1988, candidatou-se ao cargo de Prefeito do Município de São Caetano do Sul pelo PTB, saindo vitorioso no pleito.

Exerceu o mandato municipal entre 1989/1992. Em 03 de outubro de 1996, candidatou-se novamente ao cargo de Prefeito do Município de São Caetano do Sul, sendo eleito pelo PTB com 56.268 votos.

Nas eleições de 1º de outubro de 2000, foi reeleito Prefeito de São Caetano do Sul pelo seu partido, com 63.509 votos, obtendo consagradora vitória com 78,21% dos votos válidos.

Sua maior preocupação como prefeito era a educação. Ajudou a Fundação das Artes, a Escola de Bailado de São Caetano “Laura Thomé”, Escola Municipal de Línguas.

Foi o criador da Escola de Informática, incluindo a manutenção da Escola Volante de Informática, que percorre toda a cidade levando a todas as crianças noções de computação.

Criou os parques Chico Mendes e Santa Maria, com toda a infra-estrutura para a população.
Em 1997, foi o idealizador da criação da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. Luiz Olinto Tortorello foi ainda fundador e presidente de honra da Associação Desportiva São Caetano.

O ex-prefeito Tortorello faleceu no dia 17 de dezembro de 2004.


– Foto: Divulgação
– Fonte: www.al.sp.gov.br


*COMPARTILHE: