Homenagem: Ex-Prefeito Tortorello completaria 85 anos nesta sexta

Nascido na cidade de Matão, Estado de São Paulo, em 15 de abril de 1937, era filho de José Tortorello e de Antonia Capovilla Tortorello.

Era formado em Direito, Filosofia e Letras. Iniciou na política quando foi eleito vereador à Câmara Municipal de Matão e, posteriormente, em São Joaquim da Barra.

Foi casado com Avelina Santa Romenelli Tortorello, com quem teve 4 filhos: Luiz, Marco Tortorello, Marta Cristina e Maria Angélica.

Advogado, professor universitário e juiz de direito, exerceu a magistratura em diversas comarcas do Estado, acabando por fixar residência em São Caetano do Sul.

Foi eleito deputado estadual pela Coligação “União Liberal Trabalhista Social”, com 28.009 votos, assumindo sua cadeira na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 15/3/1987.




No período de 1987/1988, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça e suplente nas Comissões de Cultura, Ciência e Tecnologia, de Segurança Pública e de Relações do Trabalho.

Nas eleições de 15 de novembro de 1988, candidatou-se ao cargo de Prefeito do Município de São Caetano do Sul pelo PTB, saindo vitorioso no pleito. Em 1º de janeiro de 1989, deixou a cadeira de deputado estadual e assumiu a prefeitura de São Caetano.

Exerceu o mandato municipal entre 1989/1992. Em 03 de outubro de 1996, candidatou-se novamente ao cargo de Prefeito do Município de São Caetano do Sul, sendo eleito pelo PTB com 56.268 votos.

Nas eleições de 1º de outubro de 2000, foi reeleito Prefeito de São Caetano do Sul pelo seu partido, com 63.509 votos, obtendo consagradora vitória com 78,21% dos votos válidos.

Sua maior preocupação como prefeito era a educação. Solicitou ao legislativo municipal o aumento da porcentagem no orçamento municipal para poder cobrir os custos de diversas entidades educacionais e manter o Programa de Bolsa de Estudos da Prefeitura. Ajudou a Fundação das Artes, a Escola de Bailado de São Caetano “Laura Thomé”, Escola Municipal de Línguas.

Foi o criador da Escola de Informática, incluindo a manutenção da Escola Volante de Informática, que percorre toda a cidade levando a todas as crianças noções de computação.

Criou os parques Chico Mendes e Santa Maria, com toda a infra-estrutura para a população. Dotou todos os clubes municipais dos bairros de todas as modalidades de esportes, beneficiando as crianças e os jovens. Reformou todas as escolas de São Caetano, municipais e estaduais.




Construiu na antiga garagem municipal o “SEMEF”, escola de ensino fundamental. A nova sede da Biblioteca da cidade também foi de sua administração.

Em 1997, foi o idealizador da criação da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. Seu último ato governamental foi o “Projeto João de Barro”, que tem como base a construção de novas moradias com todas as benfeitorias nos terrenos onde antes existiam cortiços.

Luiz Olinto Tortorello foi ainda fundador e presidente de honra da Associação Desportiva São Caetano. Humanista e administrador competente, exerceu cargos nos três Poderes – Judiciário, Legislativo e Executivo Municipal, e tinha como uma de suas maiores qualidades procurar conhecer as crianças de sua cidade pelo nome, e saber onde cada uma delas estudava.

O ex-prefeito Tortorello faleceu no dia 17 de dezembro de 2004.


  • Fonte: www.al.sp.gov.br
  • Foto: Divulgação / Prefeitura de São Caetano do Sul

CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.