Junho Vermelho: Campanha de Incentivo à Doação de Sangue


junho-vermelho
Um alerta à população sobre a importância de manter os estoques dos bancos de sangue abastecidos nos meses de frio foi lançado com a campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue voluntária em períodos de baixa demanda, em São Caetano do Sul.

“A aproximação do inverno é a época em que a gente chama as pessoas para se solidarizar e doar sangue. O processo é bem tranquilo, fácil e indolor”, diz a secretária Municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

“Durante o inverno é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias. É quando as pessoas menos saem de casa”, afirma Shirlei Alves Duarte, captadora do Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, vinculado à Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue).

CONDIÇÕES
Para ser um doador é preciso portar documento com foto, estar em boas condições de saúde, ter de 16 a 69 anos, estar bem alimentado e pesar mais de 50 kg.

Menores de idade devem ter autorização do responsável e estar acompanhados de um adulto. Para quem é da Terceira Idade, a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos.

Quem se vacinou contra a gripe precisa respeitar o período de latência, que é de 48 horas.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, sem ultrapassar quatro doações em um ano. Para mulheres, o intervalo mínimo é de três meses, até três vezes ao ano.

*Outras condições podem ser consultadas no site colsan.org.br ou pelo telefone 4227-1083.

SERVIÇO
O Núcleo Regional de Hemoterapia fica na Rua Peri, 361 (Bairro Oswaldo Cruz), com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 12h, exceto nos feriados.

O material coletado na unidade abastece os Hospitais Márcia Braido, Maria Braido, Euryclides de Jesus Zerbini, Hospital São Caetano, Cine (Centro Integrado de Nefrologia do ABC) e ainda o Hospital Heliópolis, na capital.

 


– Fonte, foto e texto: PMSCS


COMPARTILHE: