Prefeitura de São Caetano celebra o Dia Mundial do Escoteiro


No dia 23 de abril, em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, a Prefeitura de São Caetano do Sul promoveu uma homenagem aos quatro grupos escoteiros da cidade: Grupo Escoteiro Alvorada, João Ramalho, São Caetano do Sul e São Francisco de Assis.

A homenagem ocorreu em dois momentos, com o hasteamento das bandeiras do movimento escoteiro pela manhã e o arriamento à tarde, em solenidades que contaram com a presença de secretários, vereadores, funcionários públicos e do prefeito José Auricchio Junior.

Ao final da cerimônia, o prefeito foi agraciado com um certificado de responsabilidade social e ofertou aos grupos escoteiros kits de bandeiras oficiais.

Ele também anunciou que contará com a participação dos escoteiros nas próximas ações voluntárias do programa “Governo em Movimento” nos bairros Mauá e Jardim São Caetano, no dia 12 de maio.

O diretor-presidente do Grupo Escoteiro São Caetano, Toshio Kawakami, que há 35 anos participa do movimento, falou em nome dos escoteiros: “Essa homenagem é muito significativa para nós. Na sociedade de hoje, é muito importante realçar a importância do movimento escoteiro, que é um resgate de valores éticos e morais de que o Brasil tanto necessita”, disse Kawakami.

MOVIMENTO ESCOTEIRO EM SÃO CAETANO
O movimento escoteiro foi criado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell (1857-1941), tenente-general do Exército Britânico. A data – 23 de abril – foi escolhida por ser o Dia de São Jorge, santo patrono do Escotismo.

Em São Caetano, o escotismo existe desde 1950, com o Grupo Escoteiro São Francisco de Assis, que foi o primeiro grupo do Grande ABC.

O Grupo Escoteiro João Ramalho é de 1952, o São Caetano do sul foi fundado em 1969 e o Grupo Alvorada é de 2000. Essa história, em detalhes, será contada na edição de dezembro da Revista Raízes, da Fundação Pró-Memória de São Caetano.


– Fonte, foto e texto: PMSCS


COMPARTILHE: