Home / Notícias / Rede Feminina de Combate ao Câncer de SCS completa 50 anos

 

divulgue-aqui


rede-feminina-combate-cancer-50-anos
A Rede Feminina de Combate ao Câncer em São Caetano do Sul completa nesta quinta-feira (15/4) 50 anos de fundação, com prevenção, auxílio e suporte a pacientes e seus familiares.

*Foto publicada no dia 13/10/2020 (fase menos restritiva da pandemia).

A Rede Feminina conta com 110 voluntárias, psicólogas da Clínica Insight, fisioterapeuta e realiza cerca de 70 atendimentos mensais. Desde 2000, a Rede Feminina realizou mais de 16 mil atendimentos (não necessariamente de pacientes).

A Rede realiza encaminhamento a entidades especializadas, como PAM-Heliópolis, Instituto de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC, Hospital Mário Covas e Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho.

Além disso, são feitos agendamentos de consultas, custeamento de exames, encaminhamento para cirurgias e tratamentos de rádio e quimioterapia, distribuição de medicamentos não encontrados na rede pública, alimentos e manual dos direitos dos pacientes de câncer.

APOIO PSICOLÓGICO
Com certeza, a parte psicológica para pacientes e familiares de pacientes com câncer é uma das mais importantes. Após um câncer de mama, por exemplo, a mulher se vê profundamente desorientada quanto a sua identidade de mulher, mãe e objeto de desejo sexual.

Com sua integridade física agredida, graves transtornos psicológicos de desadaptação, que são vivenciados como verdadeiros lutos, podem acontecer.

Considerando todos esses transtornos que ocorrem na vida de uma mulher afetada pelo câncer de mama, surgiu o Grupo de Apoio. Trata-se de um espaço onde a mulher que passou por uma mastectomia pode readquirir sua autoconfiança e reaprender, através da troca e da busca de novas experiências, a exercer todo seu potencial físico, psicológico e estético.

Enfim, o Grupo de Apoio é fonte de reflexão, troca e crescimento individual, além de importante e peculiar recurso para o desenvolvimento e ampliação da consciência, e portanto, da mulher. O atendimento é realizado de forma quinzenal, às quartas-feiras, das 14h às 16h, na Associação Paulista de Medicina, que fica na Rua São Paulo, 1815.

CANTINHO DA BELEZA
O Cantinho da Beleza da Rede Feminina, inaugurado em dezembro de 2005, atende pacientes carentes com câncer, internados ou em tratamento. O atendimento, que era feito de segunda e quarta-feira, das 7h30 às 13h30, no Hospital Heliópolis (Rua Cônego Xavier, 276, no Bairro Sacomã, na capital), 6º andar, está parado momentaneamente por conta da covid-19 e por não receber visitas.

 

SERVIÇOS
Rede Feminina de Combate ao Câncer – Rua Rio de Janeiro, 622, no Bairro Oswaldo Cruz. Telefone: 4229-2398
Site: http://www.redefeminina.org.br/


– Foto: Divulgação Facebook
– Fonte e texto: PMSCS


*COMPARTILHE: