São Caetano do Sul é a melhor cidade de São Paulo para se viver

A publicação foi feita no início do mês pelo site Sempre Família (www.semprefamilia.com.br) e a lista é composta pelos municípios paulistas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.

Depois do estado de Santa Catarina, é a vez de o Sempre Família publicar o ranking das melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). As listas atendem ao pedido de vários leitores que enviaram e-mails à redação ou deixaram comentários em publicações do site nas redes sociais.

Para a construção da lista foram usados dados oficiais. A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.

Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado em 2013.

– Veja abaixo as 20 cidades paulistas com melhor desempenho no IDHM:

1°) São Caetano do Sul
O município da região chamada de ABC Paulista, com cerca de 150 mil habitantes, está no topo das cidades com melhor IDHm no estado de São Paulo. O bom resultado se deve principalmente à renda per capita, que é R$ 2.043,74.

Além disso, os índices de longevidade e educação também são bons, o que coloca o município não apenas como o mais bem colocado em nível estadual, mas também como a cidade com o maior IDHm no país, superando todos os outros 5.564 municípios brasileiros.

2°) Águas de São Pedro
3°) Santos
4°) Jundiaí
5°) Valinhos
6°) Vinhedo
7°) Santo André
8°) Araraquara
9°) Santana de Parnaíba
10°) Ilha Solteira
11°) Americana
12°) São José dos Campos
13°) Presidente Prudente
14°) São Paulo
15°) São Carlos
16°) São Bernardo do Campo
17°) Assis
18°) Campinas
19°) Rio Claro
20°) Bauru


Fonte: Site Sempre Família (www.semprefamilia.com.br)