USCS e Escola Técnica de Santo André firmam parceria para atendimento psicológico gratuito aos alunos

A Escola Grau Técnico de Santo André anunciou uma parceria inovadora com a Clínica-Escola de Psicologia da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

A Clínica-Escola, um projeto de extensão da USCS, constitui um ambiente onde estudantes de psicologia têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em contextos práticos, sob a supervisão de docentes especializados.

Agora, os alunos do 8º semestre de psicologia da universidade terão a oportunidade de aplicar a teoria vivenciada em sala de aula na Escola Grau Técnico de Santo André, oferecendo atendimento psicológico gratuito aos alunos.

Professor Bruno Castro, responsável pelo fortalecimento deste elo, enfatizou a importância do atendimento psicológico gratuito no ambiente escolar e destacou a importância do diálogo para o fomento de parcerias entre diferentes instituições de ensino em prol do compromisso da qualidade educacional e o bem-estar social dos estudantes, professores e de toda comunidade escolar.




“Os tristes acontecimentos de violência física, psicológica e atos de humilhação ou discriminação em unidades escolares em âmbito nacional, o aumento do número de jovens com diagnóstico de ansiedade e depressão e o crescente número de professores da rede pública afastados de sala de aula por problemas de saúde mental, fez com que nós do Grau Técnico de Santo André, procurássemos a USCS em busca de suporte no acolhimento, no mapeamento preventivo e na orientação psicossociopedagógico do nosso ambiente escolar. Quero agradecer a professora Dra. Ellen Ramos da USCS, as coordenadoras, Samantha Fernandes e Emily Cristina do Grau Técnico pela disposição de selar essa parceria estratégica que representa o compromisso da qualidade educacional e bem-estar social dos estudantes e de toda comunidade escolar de ambas as instituições de ensino”, disse o professor.

Emily Cristina, coordenadora dos cursos técnicos da área da saúde do Grau Técnico de Santo André e responsável pela coordenação do projeto do núcleo de apoio psicopedagógico da unidade, ressaltou a importância do fomento e do fortalecimento de uma agenda de saúde mental.

“Promover a saúde mental e o bem-estar social é uma das metas dos objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU e uma prioridade da nossa gestão frente a coordenação pedagógica. As barreiras intelectuais, sensoriais e psicológicas podem dificultar a participação plena e igualitária no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos e docentes. Além disso, demanda de assuntos familiares, profissionais e diversos outros temas atravessam nossa escola diariamente. Quando isso acontece é preciso parar e olhar de forma humanizada para o problema e procurar soluções efetivas, que sejam acessíveis a todos. Tenho a convicção que essa parceria com a USCS será benéfica e frutífera a todos envolvidos”, concluiu a coordenadora.

 


  • Foto (ilustrativa): Imagem de Freepik
  • Fonte e texto: Professor Bruno Castro

CADASTRE-SE! Receba Notícias, Informações, Dicas e Novidades sobre São Caetano do Sul.